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I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE SAÚDE, CUIDADO E ENFERMAGEM
VI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO NORDESTE

“A enfermagem e o compromisso com a ciência, saúde, cuidado e desenvolvimento sustentável”

19, 20 e 21 de Outubro de 2022

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CHAMADA DE TRABALHOS

1. DA APRESENTAÇÃO

O Curso de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus São Luís, com o objetivo de contribuir com a ciência, saúde, cuidado e desenvolvimento sustentável, propõe a realização do evento acadêmico-científico I Simpósio Internacional de Saúde, Enfermagem e Cuidado e VI Encontro de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste (ENPGENE) que ocorrerá no período de 19 a 21 de outubro de 2022. Para acessar a chamada clique aqui.

2. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

A Comissão Científica, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura do Edital para submissão de trabalhos científicos, com vistas à publicação nos anais do I Simpósio Internacional de Saúde, Enfermagem e Cuidado pela Editora da Universidade do Maranhão (EDUFMA).

Serão aceitos para submissão trabalhos de pesquisa observacional, experimental, revisão de literatura e relato de caso e/ou experiência.

3. DO CRONOGRAMA

ATIVIDADES DATA

Submissão de trabalhos científicos

15/08/2022 a 05/09/2022

15/08/2022 a 15/09/2022

Divulgação do resultado das avaliações dos trabalhos Até 30/09/2022
Período de submissão dos vídeos das apresentações síncronas com vídeo. 03/10/2022 a 09/10/2022

4. DA INSCRIÇÃO

Poderão ser submetidos para apresentação apenas trabalhos na modalidade RESUMO SIMPLES de acordo com os seguintes critérios:

  • O autor principal deve estar obrigatoriamente inscrito no evento.
  • Para cada inscrição serão aceitos até 1 (um) trabalho por autor principal. Não haverá limite para coautoria.
  • Será permitida a inscrição de trabalhos assinados por um autor e até, no máximo, 5 (cinco) coautores, totalizando 6 (seis) autores.
  • Os resumos dos trabalhos devem ser enviados para seleção exclusivamente por meio do link https://forms.gle/YmwSgqfja6T12pvv6
  • Não haverá cobrança pela publicação dos resumos em anais, contudo só serão publicados os resumos dos trabalhos apresentados no evento.

5. DAS CATEGORIAS

Serão aceitos, independente da área temática, as seguintes categorias:

  • Pesquisa observacional ou experimental: com abordagem quantitativa e/ou qualitativa.
  • Revisão de literatura.
  • Relato de caso.
  • Relato de experiência.

6. DOS EIXOS TEMÁTICOS

  • Cuidado em saúde e Enfermagem - Pesquisas voltadas para os estudos sobre o processo sistematizado de cuidar do ser humano sadio/doente no âmbito individual e coletivo, dimensões subjetivas e objetivas do cuidar e ser cuidado.
  • Enfermagem em Saúde Coletiva - Pesquisas voltadas para os estudos de Políticas de Saúde, assim como os aspectos epidemiológicos dos agravos e doenças transmissíveis, não transmissíveis, promoção e vigilância à saúde; prevenção e controle de doenças e agravos nos diversos níveis de complexidade.
  • Enfermagem e o compromisso com o desenvolvimento sustentável - Pesquisas voltadas para os estudos sobre o desenvolvimento sustentável na promoção de saúde e na melhora da qualidade de vida da população, bem como para a promoção da melhoria das condições de saúde das populações em estudo e capacitação de futuros profissionais de diversas áreas para atuarem em comunidades vulneráveis.

7. DA NORMATIZAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS – RESUMO SIMPLES

  • O resumo deverá ser redigido em português do Brasil, inglês ou espanhol, de acordo com as normas gramaticais e ortográficas em vigor. Clique aqui para baixar o Template do Trabalho.
  • O resumo simples deverá ser elaborado com limite mínimo de 300 palavras e máximo de 400 palavras. O texto deve ser digitado em Word, fonte Times New Roman, título tamanho 14, corpo tamanho 12, margem superior de 3,0 cm, lateral esquerda de 3,0 cm, margem inferior de 2,0 cm e lateral direita 2,0 cm. Texto em alinhamento justificado, espaçamento 1,5. Caso o resumo possua citações, as referências deverão ser listadas no final do resumo de acordo com as normas de Vancouver. Não devem ser incluídas figuras ou tabelas.
  • Os elementos obrigatórios que deverão ser apresentados no resumo são os seguintes:
    1. Eixo Temático: identificação por escrito do eixo temático a que o trabalho pertence, conforme exposto no item 6 deste edital.
    2. Título: O título deve conter, no máximo, 20 palavras e estar em caixa alta.
    3. Autores: os nomes do autor e coautores devem estar abaixo do título, alinhados à direita. Além disso, deve possuir numeração sobrescrita indicando a filiação institucional. O nome do autor principal deve ser sublinhado e seu e-mail deverá constar após a descrição de sua filiação institucional.
    4. O corpo do resumo deve conter de 300 a 400 palavras, divididas nos tópicos correspondentes à respectiva categoria:
      • Pesquisa observacional ou experimental: Introdução; Objetivo; Material e Métodos ou Metodologia; Resultados; Conclusão ou Considerações finais.
      • Revisão de Literatura: Introdução; Objetivo; Metodologia; Revisão de literatura; Conclusão.
      • Relato de caso: Introdução; Objetivo; Relato do caso; Conclusão ou Considerações finais.
      • Relato de experiência: Introdução; Objetivo; Descrição da experiência; Resultados e/ou impactos; Considerações finais.
    5. Descritores: Indicar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) descritores, separados por ponto e vírgula e iniciados em letras maiúsculas, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): https://decs.bvsalud.org/.
  • Deverá ser enviado apenas uma versão do trabalho, em Word, com nome(s) do(s) autor(es), constando o respectivo vínculo institucional e e-mail, no formato que esteja disponível para download e edição.
  • As pesquisas que envolvam seres humanos, inclusive os RELATOS DE CASOS devem estar aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), respeitando as Resolução n. 466/2012 e n. 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Caso o trabalho tenha sido aprovado pelo CEP, o número do parecer de aprovação não precisa constar no resumo, apenas deverá ser informado no formulário de submissão.

8. DA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO

  • Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente pelo link https://forms.gle/YmwSgqfja6T12pvv6
  • Cada pesquisador poderá submeter até 1 (um) trabalho como autor principal. O mesmo deverá estar obrigatoriamente inscrito no evento.
  • Alterações de qualquer natureza, após a submissão do trabalho, não serão permitidas. Caso o mesmo trabalho seja submetido mais de uma vez, será considerado para avaliação apenas a primeira versão.
  • Após as submissões, a Comissão Científica procederá à avaliação dos trabalhos recebidos, com base em critérios como:
    1. Originalidade do trabalho e relevância do tema;
    2. Pertinência do título, introdução e objetivos do trabalho;
    3. Metodologia e análise dos dados (adequação e qualidade): articulação teórica e metodológica da interpretação;
    4. Resultados: clareza, pertinência e consecução dos objetivos;
    5. Considerações finais e Conclusões: fundamento, coerência em relação ao desenvolvimento do estudo e alcance;
    6. Qualidade da redação e organização do texto: ortografia, gramática, clareza;
    7. Contribuições para a área temática do resumo;
    8. Atendimento às normas exigidas neste edital.
  • Os trabalhos serão analisados pelo corpo de avaliadores do evento, que podem aprová-los ou não em caráter irrevogável. A comunicação da aprovação do trabalho será efetivada por meio do site do evento e/ou por e-mail.

9. MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

O relator deverá optar pela forma de apresentação do trabalho: comunicação coordenada síncrona com slides ou comunicação coordenada síncrona com apresentação em vídeo. Clique aqui para baixar o Template da Apresentação.

  • Comunicação coordenada síncrona
    1. Nessa modalidade o autor principal apresentará em tempo real o trabalho aprovado. Ele deverá preparar, obrigatoriamente, a apresentação em SLIDES, seguindo os tópicos do resumo, acrescentando as referências utilizadas para apresentação.
  • Comunicação coordenada síncrona com apresentação em vídeo
    1. Nessa modalidade o autor principal enviará previamente um vídeo com a apresentação do trabalho aprovado seguindo o cronograma estabelecido nesta chamada. No vídeo, o autor principal deverá aparecer, apresentando o trabalho em SLIDES, seguindo os tópicos do resumo, acrescentando as referências utilizadas para apresentação.
  • A presença do autor principal na data estabelecida para apresentação será obrigatória, tanto na modalidade de Comunicação coordenada síncrona com slides quanto na síncrona com apresentação em vídeo.
  • Tempo de apresentação: será de no máximo 10 minutos, sendo reservados 5 minutos adicionais para perguntas do avaliador ou comentários do público.
  • A comissão organizadora não se responsabilizará por problemas técnicos que possam ocorrer durante a apresentação dos trabalhos.
  • O(s) autor(es) de cada trabalho submetido e selecionado deve (em) ceder seu(s) direito(s) autoral(is) em prol da publicação nos anais do evento, especificamente, no que se refere à publicação em meio impresso e/ou divulgação do seu conteúdo pela internet. Destaca-se ainda que é de responsabilidade dos autores a não ocorrência de plágio.

10. PREMIAÇÃO

Após avaliação dos trabalhos submetidos, os 2 (dois) melhores trabalhos de cada eixo temático, julgados pela comissão científica/avaliadora receberão menções honrosas a serem enviadas por e-mail em forma de certificado. Os resumos premiados serão divulgados na página do Instagram do PPGENF/UFMA. Será considerado para esses fins o cálculo:

  • Nota do trabalho escrito (0,0 a 5,0) + Nota da apresentação na comunicação coordenada (0,0 a 5,0) = Nota final (0,0 a 10,0)

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

  • Os certificados serão emitidos aos autores no site do evento em até 30 dias úteis.
  • Os trabalhos serão organizados em ANAIS dispostos no site do evento (eventos.ppgenf.ufma.br), com ISBN e ficha catalográfica em um prazo médio de até 90 dias úteis após o evento.
  • Dúvidas e solicitação de outras informações sobre o edital podem ser enviadas por e-mail (eventos.ppgenf@ufma.br).